Os reajustes anunciados pela Petrobras, no dia 29, começam a chegar aos postos de combustíveis mato-grossenses. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), alguns revendedores ainda contam com estoques adquiridos com preços antigos, então, ainda é possível encontrar locais onde o valor ainda não foi reajustado.
As novas compras de combustíveis junto às distribuidoras já vêm com os reajustes, ficando difícil para o empresário absorver o aumento, explica o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Junior. Ele destaca que não é possível avaliar como os preços majorados nas distribuidoras chegarão aos postos. “Os postos têm a liberdade de definir como irão repassar os preços conforme a aquisição junto às distribuidoras. O mercado é livre e cabe ao revendedor analisar os seus custos”, disse, por meio da assessoria.
O diretor do sindicato lembra que é preciso considerar o aumento, na semana passada, no preço do etanol nas distribuidoras devido a pressão da entressafra da cana-de-açúcar.
A Petrobras anunciou os reajustes nas refinarias de 4% gasolina e de 8% no óleo diesel. Conforme nota da Petrobras, divulgada em página eletrônica, está em andamento “a implementação de sua política de preços”.