As obras da BR-163 pouco avançaram, mas há qualidade. A avaliação do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, Carlos Fávaro, que esteve no Estradeiro formado por produtores, técnicos e investidores que percorreu, semana passada, os mais de mil km da rodovia acompanhando o andamento da pavimentação. O movimento busca pressionar o governo para concluir logo a rodovia. “Pouco avançaram (obras) até porque o último Estradeiro foi realizado em setembro, outubro, um período curto, mas viu-se qualidade”, disse, ao Só Notícias/Agronotícias. “As máquinas estão trabalhando mas tem alguns campos de trabalho sendo desmontados até por conta da chuva”, acrescentou.
Da divisa até o Distrito de Miritituba, onde estão sendo construídas as Estações de Transbordo de Carga (ETC”s) são 182 quilômetros. A promessa do governo federal é que os trabalhos devem ser finalizados em 2015 (depois de prorrogar ao menos 3 vezes o prazo de conclusão).
A Aprosoja informou que o trecho de 335 quilômetros entre a chamada Vila do 30, localizada no Distrito de Campo Verde, em Itaituba, e Santarém, é o mais complicado, com 146 quilômetros sem pavimentação. “O relatório do Estradeiro ainda está sendo elaborado então, logo que concluído vai ser encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) e também o Ministério dos Transportes”, complementou Fávaro.
O setor produtivo cobra a conclusão imediata da pavimentação para que grãos, carne, madeira e demais produtos mato-grossenses sejam escoados via porto de Santarém trazendo cerca de 25% de economia no frete, em comparação com o transporte feito até Santos (SP) e Paranagua (PR).
O presidente da Aprosoja afirmou que um dos principais diferenciais neste edição do Estradeiro foi a participação de investidores internacionais. “Partimos em uma comitiva formada por cerca de 100 pessoas, investidores que queriam conhecer a rodovia, a estrutura dela, avaliando possíveis investimentos nas áreas que ocupam às margens da rodovia, municípios”, destacou.
Fávaro destacou que em no ano que vem a entidade começa elaborar um cronograma de avaliações da BR-163, em Estradeiros periódicos. O acompanhamento in loco dos trabalhos é uma das prioridades de sua gestão.
(Atualizada às 09:11h – fotos: assessoria)
Atoleiro próximo a Novo Progresso
Trecho próximo a Miritituba