A Copa do Mundo como oportunidade de geração de negócios em Mato Grosso. Esta é a meta dos representantes dos setores público e privado que participaram, esta manhã, do 1º Encontro Novos Negócios, realizado no auditório da Secopa, em Cuiabá. Para mostrar as estratégias que podem ser usadas no fomento aos investimentos, o coordenador de Marketing e Relacionamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), Diogo Akitaya, expôs números sobre o trabalho desenvolvido na Copa das Confederações 2013. Na ocasião, a Agência convidou para o evento 1.406 empresários de 70 países, sendo 504 nacionais. As rodadas de negócios resultaram na movimentação de US$ 1,8 bilhão, que beneficiou setores da economia brasileira.
"Este trabalho só dá certo se houver uma parceria com o setor privado, pois é o empresário que fecha o negócio", frisou Akitaya, ao explicar que a Agência está à disposição para dar o apoio necessário a Mato Grosso. Ele ressaltou a importância de incluir o empresário estrangeiro no universo regional, com o intuito de conhecer a cultura e os negócios em Mato Grosso no contexto da Copa do Mundo. A maioria nunca estive no país e, às vezes, desconhecem a realidade brasileira.
"Precisamos aproveitar esse momento único para agregar valor ao evento e deixar mais um legado para a população mato-grossense, pois os novos negócios geram empregos, renda e também tributos que beneficiarão toda a coletividade", frisou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.
Os potenciais do Estado foram apresentados por representantes das áreas de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento do Turismo, MT Participações S/A e MT Fomento. Instituições bancárias, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, também destacaram as respectivas atuações no âmbito regional, como linhas de créditos e previsão de expansão até o Mundial de 2014.
O evento também contou com a participação da Fiemt, Metamat, Famato, Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso) e da Secretaria de Logística Intermodal de Transportes. "Precisamos trabalhar e não deixar esse momento só no discurso. Precisamos formatar como vamos vender", alertou Guimarães.
O gerente do projeto Novos Negócios, ligado à Secopa, Múcio Ribas, encerrou a reunião lembrando que novos encontros vão ser realizados para fortalecer as parcerias e definir o modo de atuação no período da Copa do Mundo. "O resultado obtido hoje foi satisfatório, já que recebemos um volume muito grande de informações. Com isso, vamos afinar as estratégias e realizar agendas semanais com os parceiros para que possamos atingir bons resultados no ano que vem", concluiu.