PUBLICIDADE

Nortão: lojistas podem abrir amanhã no feriado estadual

PUBLICIDADE

Os lojistas que não aderirem ao feriado estadual, amanhã, dia da Consciência Negra, e pretendem trabalhar, terão que requisitar às prefeituras, guia especial de alvará de funcionamento, pagar dobrado pelo dia de trabalho aos funcionários e conceder-lhes um dia de folga, nos próximos trinta dias. Estas exigências foram firmadas durante convenção trabalhista entre colaboradores, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sinop) e pelo SINTRACOM (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio na região Norte).

Em Sinop, onde há maior número de empresas do comércio varejista na região Norte, o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Rodolpho Mello, disse, ao Só Notícias, que a decisão de abrir ou não é facultativa. No entanto, “as lojas do segmento de brinquedos, confecções e decorações natalinos devem lucrar ainda mais pelo período”. Os supermercados fecham ao meio-dia.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Afonso Teschima Junior, o feriado não deve trazer impactos negativos em muitos setores do comércio. Os dois órgãos também orientam os lojistas para que avaliem seus movimentos e estoques para saber se vale a pena abrir e não confirmaram a quantidade empresas que devem abrir nesta quarta-feira. Afonso disse que não há uma estimativa de quantas empresas vão atender porque elas não são obrigadas informar a CDL.

A lei federal 11.603/2007, estabelece que fica a critério do dono de cada estabelecimento, abrir ou não em todos os feriados, menos civis e religiosos como 1º de janeiro, sexta-feira santa, primeiro de maio dia do trabalhador, 2 de novembro dia de Finados e 25 de dezembro, dia de Natal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE