A Associação dos Produtores de Proteína Animal (Appa), fundada este ano, em Lucas do Rio Verde, fará assembleia no próximo dia 22, e buscará ampliar o número de associados na região – donos de granjas que produzem e vendem suínos, aves e ovos de vários municípios da região. Fortes na produção de proteína animal no Estado, o grupo de produtores que fundou a entidade busca implantar medidas para tornar o setor mais eficiente e buscar melhores preços junto as agroindústrias. Somente a região de Lucas do Rio Verde reúne 35 grandes produtores, responsáveis por aproximadamente 22 milhões de frangos, 700 mil matrizes produtoras de ovos e 700 mil suínos.
Atualmente, a instituição reúne oito produtores, entre eles, o presidente da associação, Carlos Capeletti e os empresários Otaviano Pivetta, Júlio Cimpak e Marino Franz. No entanto, a intenção da entidade é buscar a participação de todos, ampliar a área de atuação e contribuir também com o desenvolvimento da piscicultura e pecuária da região.
O assessor técnico Pablo Artifon explica que o objetivo da Appa é garantir o suporte técnico e financeiro necessário aos produtores, tornar a produção mais eficiente e buscar melhores resultados na comercialização. "A gente não está querendo abraçar todo o mundo, estamos nos organizando para tornar o setor mais eficiente. Com o apoio da Famato e CNA esperamos que no ano que vem a Appa seja uma entidade estadual", explica.
A reunião no próximo dia 22 será no Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, às 19h.