O último bimestre do ano será marcado pela contratação de empregados temporários no comércio varejista. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop estima que pelo menos 900 novas vagas de trabalho serão abertas devido a grande movimentação dos consumidores com as compras do final do ano. A maioria parte das vagas deve ser para vendedores, caixas, auxiliares, empacotadores e atendentes.
Segundo pesquisa da CDL e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), 37% dos empresários da cidade pretendem contratar temporários nos próximos dias e a expectativa de 77% deles é de contratar mais pessoas que no ano passado.
“Isso é muito bom porque mais uma vez o comércio surge como gerador de emprego e renda girando a economia da cidade e conseguindo sustentar o desenvolvimento de Sinop. Esperamos que os trabalhadores que estão em busca de novos empregos aproveitem este momento para mostrar seus diferenciais e serem admitidos definitivamente e não serem apenas temporários”, avaliou o presidente da CDL, Afonso Teschima Junior, por meio da assessoria.
A Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) também projeta aumento nas vendas e contratações de mão de obra temporária, em novembro e dezembro, período em que empresas do setor varejista fazem mais negócios. O presidente Rodolpho Mello disse que as empresas dos segmentos de roupas, calçados, presentes devem contratar mais vendedores, auxiliares, atendentes e outros, fomentadas pelo crescimento nas vendas de final de ano. A projeção é de 10% a mais no volume de negócios.