A previsão no preço do pedágio na BR-163, nos mais de 800 quilômetros que devem ser concedidos à iniciativa privada, entre Sinop e Mato Grosso do Sul, é de R$ 4,05 a cada 100 quilômetros. A projeção é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nos estudos econômicos de mais quatro lotes previstos para serem concedidos no país, que juntos devem receber investimentos estimados em R$ 25,05 bilhões.
No início do ano, a superintendente de exploração de infraestrutura da ANTT, Viviane Esse, afirmou que os pedágios devem começar a ser cobrados quando cerca de 10% das obras [de duplicação previstas] estiverem concluídas – esse percentual representa 43 quilômetros. Nove, dos 19 municípios que estão diretamente ligados à rodovia nos trechos, podem receber as praças: Itiquira, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, Jangada, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso.
De acordo com jornal Estadão, ainda não há data marcada para a oferta, mas as concessões devem ser as mais atraentes para o mercado. Entre os lotes ainda estão um pacote formado por trechos das BRs 060, 153 e 262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Também será oferecida a BR-153 em Goiás e Tocantins, junto com um trecho da TO-080.
Na semana passada o Consórcio Planalto, composto por dez empresas, venceu a concessão do trecho da BR-050 GO/MG. A empresa propôs a menor tarifa, de R$ 0,04534 por quilômetro, representando deságio de 42,38%. O trecho começa no entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais, no município de Delta, com o estado de São Paulo.