PUBLICIDADE

Investimentos são destaque no índice de gestão fiscal em Sinop

PUBLICIDADE

O indicador de Investimentos em Sinop é o destaque entre os cinco que compõem o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGV), atingindo a pontuação máxima de 1.0000. Ele é relacionado à receita corrente líquida (RCL), ruas pavimentadas, iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e hospitais bem equipados. Na explanação dos critério, a entidade que aponta que esses “são exemplos de investimentos municipais capazes de aumentar a produtividade do trabalhador e promover o bem-estar da população”.

No detalhamento do estudo, o indicador Custo de Vida aparece em segundo com 0,9313. Ele corresponde às despesas de juros e amortizações, em relação ao total das receitas líquidas reais. Conforme a Firjan, é avaliado o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Liquidez é o indicador que surge em seguida, com 0,9134. Nele se verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte, ou seja, se as prefeituras estão postergando pagamentos de despesas para o exercício seguinte sem deixar recursos suficientes para cobri-los.

No indicador receita própria a nota foi 0,7617. É medido o total de receitas geradas pelo município, em relação ao total da receita cor- rente líquida. Isso permite avaliar o grau de dependência das prefeituras no tocante às transferências dos estados e da União.

Nos Gastos com Pessoal a nota foi 0,6187. Nele tenta se avaliar quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, em relação ao total da receita corrente líquida. “Tendo em vista que esse é o gasto com maior participação na despesa total de um município, este indicador mede o grau de rigidez do orçamento, ou seja, o espaço de manobra da prefeitura para execução das políticas públicas, em especial dos investimentos”, consta.

Sinop é um dos quatro municípios do Norte e Médio Norte de Mato Grosso que fugiram entre as únicas seis com conceito A (gestão de excelência) no Estado, com pontuação 0,8343. Lucas do Rio Verde compõe o grupo com 0,8535, seguida de Nova Canaã do Norte, 0,8451; Nova Mutum 0, 8355; Jauru 0,8346; e Juruena 0,8062. Essas cidades respondem por 4,7% dos 129 municípios analisados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE