“O Governo de Mato Grosso tem atuado de forma intensiva no sentido de estabelecer o fortalecimento do comércio, estimular à criação de novos empreendimentos, incentivar a saída de empresários da informalidade e, principalmente, estreitar a relação entre o setor empresarial e o poder público resultando no crescimento econômico dos municípios”, a declaração é do secretário Alan Zanatta, da Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT). Ele falou durante inauguração do Centro de Atendimento Empresarial (CAE), realizada na tarde desta quinta-feira (12.09), na cidade de Cáceres, com a presença do deputado federal Wellington Fagundes e dos deputados estaduais, Ezequiel Fonseca e Airton Português.
O CAE é um posto que oferece assessoria gratuita em diversos assuntos, que vai desde a abertura de uma empresa, incluindo orientações sobre os critérios e as formas para adesão as linhas de crédito. “Disponibilizamos recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) e até FCO, bastar ter um bom projeto”, afirma Zanatta.
“A data é de festa para o setor empresarial, o município ganha uma importante ferramenta de apoio ao micro, pequeno e médio empresário. Com a implantação do CAE muitos serviços serão oferecidos de forma gratuita e trará benefícios para a população cacerense. O município está voltando a avançar economicamente, prova disso são as novas empresas que estão interessadas em investir por aqui”, ressalta o presidente da ACEC, Júnior Trindade.
Atualmente existem 34 postos do CAE em processo de implantação no Estado, com previsão de que outros 23 postos sejam instalados em Mato Grosso ainda este ano. A implantação do serviço nos municípios é realizada através de um convênio firmado entre o Governo do Estado, as Prefeituras Municipais e as Associações Comercial e Empresarial dos municípios.
O CAE conta ainda com a parceria da Junta Comercial (Jucemat), Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), e Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).
Para o prefeito de Cáceres, Francis Maris, o momento é de otimismo. “Com certeza o trabalho que será realizado pelo CAE irá resultar em mais investimentos para a cidade”.
O presidente da Jucemat, Roberto Peron, reforça que existe um amplo campo de atuação do Centro de Atendimento Empresarial na cidade, já que muitas empresas estão de forma irregular. “A estimativa é de que existam hoje em Cáceres pouco mais de quatro mil e quatrocentas empresas formalizadas no município e com a instalação do CAE a previsão é de que este número cresça nos próximos meses”.