Começa às 14h, na Associação Comercial em Peixoto de Azevedo, o 1° Encontro de Geólogos de Exploração da Província Aurífera de Alta Floresta. Haverá palestras do diretor da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat-MT), João Justino de Barros sobre o "cenário atual do conhecimento geológico e metalogênese da Província Aurífera de Alta Floresta e Peixoto e debatidos os principais questionamentos, além dos problemas de cunho geológico enfrentados recentemente pelas equipes de exploração, como a idade das mineralizações, alteração potássica pervasiva, mineralizações disseminadas, pulsos ígneios especializados, modelos genéticos com implicações na exploração e análogos mundiais. A intenção dos organizadores do encontro é que sejam recomendados temas que possam ser objeto de estudos específicos através de trabalhos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mestrado e doutorado.
A assessoria informa que, posteriormente, os geólogos definem estratégias e meios para atualizar a cartografia geológica na região, com ênfase no fomento e na mutua colaboração entre grupos de pesquisas em conceituadas universidades do país como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Justino disse que o encontro abre novas discussões junto ao setor contribuindo de forma significativa para melhorar tanto a capacitação, quanto fomentar novos estudos.
Será elaborado um protocolo com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de estudos em temas prioritários em alvos explorados pelas empresas na região, por meio de trabalhos de graduação e pós-graduação. A redação do protocolo estabelecerá em termos gerais, como os dados e informações repassadas pelas empresas serão utilizadas, inclusive qual o tempo de confidencialidade para que estes possam ser repassados a comunidade.