Trabalhadores mato-grossenses que ainda não sacarem o abono de R$ 678 do PIS (Programa de Integração Social) têm até a próxima sexta-feira (28) para fazê-lo. Têm direito a sacar o abono quem trabalhou com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias em 2011, recebendo, em média, até dois salários mínimos. Até maio mais de 1,2 milhão não haviam retirado o benefício, segundo levantamento da secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.
Conforme Só Notícias já informou, para receber o benefício o trabalhador também precisa estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há pelo menos cinco anos (desde 2007, no mínimo) e ter tido sua relação empregatícia informada corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2011).
Para receber o abono, o trabalhador deverá ir às agências da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com um documento de identificação com foto e o número de cadastro no programa. Quem tem Cartão Cidadão e senha cadastrada também pode sacar o valor em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui.