Pela primeira vez, desde que começou a ser realizada, em março, a pesquisa CDL Sinop/Unemat, feita com os empresários locais, teve 100% de aceitação e foi respondida pelos 130 empresários procurados pelas pesquisadoras. "Isso mostra que o empresário de Sinop percebeu a importância da pesquisa, viu que é um trabalho sério, feito para ele", explica o presidente da CDL Sinop, Afonso Teschima Junior, referindo-se as respostas dadas por donos de empresas.
Este mês, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) de Sinop atingiu 155 pontos no levantamento na primeira quinzena do mês e apresenta crescimento de 4,03% em relação ao último levantamento. Três dos principais indicadores de atividade econômica apresentaram variação positiva. O principal destaque é a melhora da adimplência (pagamento de contas) que superou as expectativas dos empresários e subiu 29,3%. As expectativas do mês de maio foram confirmadas e as principais causas foram os eventos festivos e o dia das mães.
"Dois quesitos (contratações e investimentos) chamam nossa atenção e merecem cuidados já que apontam um ajuste que pode ser sazonal ou início de sinais de uma contaminação pela situação econômica nacional", explica o economista e coordenador da pesquisa Feliciano Azuaga que completa, "Temos que esperar os próximos levantamentos, onde as tendências ficarão mais claras, para só então fazer uma análise", avalia.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) é um indicador utilizado para identificar mudança de tendência na atividade empresarial. Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o esperado crescimento na demanda. O índice apresenta uma escala que vai de 0 a 200.
Leia ainda
Alimentos em Sinop tiveram queda de preços em maio, aponta pesquisa