PUBLICIDADE

Alimentos em Sinop tiveram queda de preços em maio, aponta pesquisa

PUBLICIDADE

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Sinop apresentou, no mês passado, uma variação negativa de 0,01%, inferior à taxa apurada no mês de abril (0,49%) e março (1,23%). Os dados são do Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Foram pesquisados produtos e serviços. Entre os que contribuíram para a redução da taxa, o destaque foi o feijão (-30,3%) e o tomate (-7,02%).

Divididos em grupos, as variações de preços foram as seguintes, alimentação e bebidas (-4,12%), transportes (3,53%), habitação (-0,13%), saúde e cuidados pessoais (0,76%), despesas pessoais (0,21%), vestuário (0,29%), comunicação (0,01%), artigos de residência (-1,00%) e educação (2,28%).

O índice do IPC no município ficou abaixo do nacional de 0,37%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em função da oferta maior de alimentos os preços subiram menos em maio do que abril. No acumulado a taxa chegou ao teto, de 6,50%.

O índice mede a variação de preços de vários produtos e serviços consumidos por famílias que ganham entre um e 33 salários mínimos, por mês. Em Sinop, no mês de abril, a desacelaração maior foi no segmento de transportes (-0,68%). Já o aumento, foi no grupo de alimentos, em abril (0,64%) e março (2,80%).

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE