Lojistas comemoram expansão de até 20% nas vendas para presentear as mães este ano, na comparação com 2012. Maior movimento foi registrado na sexta e sábado, tanto nas lojas localizadas na área central quanto nos shoppings. Os produtos mais vendidos foram vestuário, calçados, flores, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos da linha branca e smartphones, em um levantamento preliminar realizado junto aos comerciantes.
Em uma loja, os números deste ano foram superiores ao do ano passado e o incremento varia entre 14% e 20%. O diretor-administrativo, Camilo de Leles, explica que o aumento deve- se ao maior investimento feito em 2013. "Ano passado tivemos um resultado abaixo do registrado agora.
Para totalizar este incremento traçamos novas estratégias de preços e reforçamos nosso estoque". Mesmo com a maior quantidade de mercadorias, Leles comenta que não será preciso fazer promoções de queima de estoque. "Hoje temos mães entre 18 e 60 anos. Nos baseamos nessas idades para compor nossas vitrines, mas também reforçamos em algumas linhas femininas". Leles ressalta que os últimos dias foram os melhores em vendas. "Abrimos nossas lojas no dia 12 também e este foi considerado o melhor dia em vendas do ano. O tíquete médio de compras foi de R$ 80".
Em um shopping as expectativas de incremento de 15% nas vendas e 10% no fluxo de pessoas fram superadas. De acordo com a gerente de Marketing, Cíntia Tristão, os mato-grossenses estão deixando cada vez mais as compras para a última hora. "No sábado (11), véspera do Dia das Mães, o fluxo de pessoas no shopping foi de cerca de 30% maior que no sábado anterior. Os presentes mais procurados foram das áreas de perfumaria, maquiagem, vestuário e calçados. O tíquete médio foi de R$ 275, ficando 10% acima do apontado no mesmo período do ano passado".
De acordo com dados do presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Afins de Mato Grosso (Sincotec/MT), Roberto Peron, neste ano os segmentos tiveram aumento nas vendas de 4% sobre o mesmo período de 2012. "Vale ressaltar que dentro desta média, as 20 empresas pesquisadas tiveram aumento superior a 10%. O ano passado não foi bom para vendas se comparado com 2011 e agora estamos abaixo da inflação. Podemos dizer que o aumento nas vendas é decorrente do incremento na renda da classe C".
Brasil – O Serviço de Proteção do Crédito (SPC Brasil) aponta crescimento de 6,44% nas vendas do varejo na semana 2o semana de maio. O resultado está de acordo com às expectativas, já que era esperado incremento de 6%. O índice foi calculado com base na semana que antecedeu o dia 12 de maio e refere-se à variação registrada entre 2013 e 2012. No ano passado, houve al- ta de 4,40%, resultado considerado positivo.