Na antevéspera do Dia das Mães, o varejo cuiabano apresentava baixo movimento, e a aposta dos empresários tanto das lojas de rua quanto dos shoppings é que os filhos corram às compras hoje (11). Esta é a 2a melhor data de vendas para os comércio, ficando atrás apenas do Natal. A expectativa é que as vendas aumentem até 30% na comparação com o o ano passado. Passado esse período, os lojistas não param, porque daqui a 1 mês é celebrada outra data comemorativa, o Dia dos Namorados.
A data comemorativa, celebrada amanhã (12) tem feito com que os comerciantes incrementem as promoções e cam-panhas para atrair consumidores. A maioria das lojas que vendem os produtos mais procurados (roupas, calçados e acessórios) se mobilizam há cerca de 2 meses. Um segmento que está com alto índice de vendas é o de cosméticos e higiene pessoal. Simone Tavares, gerente de vendas de uma das lojas de uma rede perfumaria comenta que a campanha já estava preparada desde o ano passado, devido ao grande movimento. "Preparamos tudo com antecedência já que no Dia das Mães a expectativa é sempre grande em relação às vendas. Podemos considerar esse dia como o nosso 2o Natal". Kelli Regina dos Santos é gerente em uma loja de calçados femininos e realiza uma promoção especial para as mães. "Sempre realizamos campanhas em datas comemorativas. Desta vez o cliente tem 20% de desconto no 2o par de igual ou menor valor". Ela ressalta a importância das promoções para fomentar as vendas. "Isso atrai muitos clientes. Já aumentamos nossas vendas e até o domingo tinuar nesse ritmo".
Mesmo com promoções e diversas campanhas muitos filhos ainda não definiram o que vão comprar. A estudante Carlainy Lopes não sabe com o que irá presentear neste ano, ela que também é mãe e inclusive já ganhou presentes estipulou R$ 200 como tíquete médio. "Não me atento muito ao valor, acho que nesta data podmos extrapolar um pouco. Quero oferecer uma joia a minha mãe ou um relógio, vou pesquisar em algumas lojas e ver o que mais irá agradá-la".
Preços – Os presentes típicos do Dia das Mães tiveram aumento abaixo da inflação, de acordo com estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). A pesquisa analisou 31 itens usados para calcular o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e que estão na lista dos presentes para as mães, como TVs e bijuterias. A maioria dos produtos e serviços estudados apresentou aumento de 6%, entre maio de 2012 e abril de 2013. O índice ficou abaixo da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC- BR) no período, 6,17%.
Cuidados – A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon/MT) alerta os consumidores para os cuidados na hora de escolher o presente. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que todos os produtos contenham informações claras e corretas em relação às características, qualidade, quantidade, composição e valores. Ainda orienta o consumidor e evitar compras por impulso e pesquisas antes de comprar, já que ocorrem variações de preços de um estabelecimento para outro.