Aumento nas contratações dos serviços de TV por assinatura no 1º trimestre de 2013 se refletiu no volume de reclamações no Procon de Mato Grosso. De janeiro a março foram registradas 193 queixas, sendo 77% a mais que o número contabilizado no mesmo período do ano passado, de 109 registros. Maioria das reclamações está relacionada à cobrança indevida ou abusiva, num total de 87 registros, 47% acima do volume de 2012, de 59 queixas. Em 2º lugar, estão as reclamações por vício de qualidade serviço mal executado, inadequado ou impróprio, num total de 18 registros, ante 7 queixas quantificadas no ano anterior, representando aumento de 157%.
Com contrato mantido há 4 anos para essa prestação de serviço, o assessor parlamentar Carlos Lisboa, 50, diz que é comum perder o sinal de transmissão em dias chuvosos. “O serviço ficou mais acessível, os valores cobrados es- tão menores, mas a qualidade ainda está ruim”. Atualmente ele paga R$ 143 por mês por uma assinatura de um pacote de canais.
De acordo com pesquisa realizada em 2012 e divulgada na segunda-feira (6) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o índice de satisfação de 200 mil usuários ouvidos em todo o país mostrou uma piora na avaliação dos serviços prestados pelas concessionárias de TV por assinatura, internet e telefonia. Foram avaliados a qualidade do atendimento e dos serviços, além dos preços. Avaliação da TV por assinatura via satélite recebeu nota 72,2, superior à avaliação de 2002 (71,6). Para a TV por assinatura via rádio, a nota alcançada foi de 60,7, ante 72 registrada em 2002. TV por assinatura a cabo foi avaliada com nota 56,5, contra 68,2 em 2002.
Vendas – Número de adesões à TV paga cresceu 55,6% em Mato Grosso nos 3 primeiros meses deste ano, totalizando 538,505 mil contratos, ante 346,068 mil no mesmo período do ano passado. Na avaliação da gerente da Rafedu Tecnologia, Suzana Gusmão Soares Cavalcanti, a melhora da renda da classe C é a principal mola propulsora desse crescimento. “É uma opção de lazer para as famílias”. Além disso, diz que as condições de contratação foram desburocratizadas. “Dependendo do pacote, não se faz mais consultas de restrição de crédito do cliente”. Para a supervisora de vendas da Fórmula Digital, Amanda Karine Lucas de Oliveira, esses serviços estão mais baratos, influenciados pelo aumento da concorrência.