O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Afonso Teschima Junior, espera que, em até 60 dias, a agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) esteja pronta e em funcionamento. O local deve ser definido ainda nesta semana.
O projeto foi apresentado, ontem à noite, a empresários, durante reunião na CDL. Afonso explicou, ao Só Notícias, que os comerciantes e demais interessados em aderir ao sistema de cooperativa já podem procurar a câmara. “Todos podem participar, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, preferencialmente filiadas a nossa entidade”, disse.
O Sicoob presta serviços bancários compartilhando os resultados com os associados e aplica os recursos captados nas próprias comunidades, o que movimenta o comércio e a produção. De acordo com Teschima, o Sistema tem bandeia Cabal (bandeira e processadora de cartões constituída em 2000), linhas de crédito do BNDES e diversas opções de financiamentos aos cooperados.
O Sicoob tem mais de 2 mil pontos de atendimento pelo país e está regulamentado pelo Banco Central do Brasil. Integram o referido sistema a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica; o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao sistema e garante a proteção dos recursos de seus mais de 2 milhões de associados.