A primeira Unidade de Serviços Conveniada da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso será instalada a partir desta 5ª feira, em Claudia. A reunião para tratar do tema entre a equipe técnica do fisco, contribuintes, e autoridades locais, terá início às 16h, no auditório da câmara. "Vamos apresentar os serviços que são disponibilizados em uma USC, do trabalho que realizamos de assessoramento para o servidor que estiver neste posto de atendimento. Toda informação que é dada às Agências Fazendárias é encaminhada também a unidade. Um exemplo claro para o pequeno contribuinte é que a Unidade de Serviço pode recepcionar processos físicos, porém, ela deve transformar o documento em e-Process para sua análise, além de prestar esclarecimentos tributários", destacou o gerente fazendário de Atendimento da Região Norte, Gabriel Batista da Cruz.
Segundo o gerente, além do trabalho propriamente da unidade, a reunião será uma oportunidade para os contribuintes sanarem dúvidas sobre a Revisão Precária e Sumária, uma nova ferramenta onde o próprio contribuinte faz o cancelamento de lançamentos do Fisco, desde que não ultrapasse o limite de 20 Unidade Padrão Fiscal (UPF) por mês e período de referência, dúvidas sobre a Inscrição Estadual Simplificada para o produtor rural, entre outros assuntos.
"Esta USC terá o assessoramento remoto de nossa regional. Nos colocamos à disposição do prefeito para auxiliar nessa fase de transição", acrescentou Gabriel. Ele ainda antecipou que os serviços ofertados pela Sefaz de forma on-line também serão destacados na reunião, como exemplos o e-Process; emissão de certidões, cadastro de contribuintes, o portal da legislação, além dos impostos e guias para seu recolhimento.