Os empresários húngaros Gyuba Borbely e Istaván Ittzés (técnico do Departamento de Pesca da Universidade de Santo Estevão), estão conhecendo, esta tarde, na Embrapa, o potencial do setor da aquicultura em Sinop. Eles estão acompanhados do assessor de Relações Internacionais do Ministério da Pesca e Aquicultura, Francisco Osvaldo Barbosa, técnicos do órgão, do prefeito Juarez Costa (PMDB) e do prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PR). Eles visitaram Sorriso, em seguida, onde conheceram uma indústria de peixes.
Juarez afirmou, ao Só Notícias, que esta possibilidade estreita ainda mais os vínculos com o ministério para desenvolvimento no setor de aquicultura, em áreas como a Gleba Mercedes. “Mas sem contar ela, temos muitos outros pontos. No entanto, temos que pensar também no alagamento que teremos através da usina[em projeção no Rio Teles Pires], nos peixes. Acredito com a equipe técnica e com os húngaros aqui, será nos dado um norte, eles conhecerão nossa realidade para que esse segmento também se desenvolvida na cidade com uma velocidade muito grande. Estamos muito confiantes”.
Na região, uma das atividades inerentes a aquicultura mais expressiva acontece em Sorriso. Uma industria trabalha com a produção dos peixes a partir de tanques localizados em pequenas propriedades familiares. O projeto foi inclusive acompanhado in loco pela então ministra da Pesca, Ideli Salvatti, ainda no ano passado.
Inicialmente estava prevista a ida a Sinop do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, do senador Blairo Maggi e o deputado Mauro Savi, ambos do PR, o que acabou não acontecendo.