O secretário de Economia e Planejamento de Nova Mutum, Agenor Darci, afirmou queda no índice de participação da população quanto a arrecadação os últimos dois anos. Segundo o secretário, uma equipe está sendo montada para reverter a situação. “Observamos isso nestes primeiros meses, após analisarmos o mercado e diversas razões. A queda maior aconteceu nos últimos dois anos e isso preocupa, pois é dessa arrecadação que o município consegue cumprir com suas obrigações”, afirmou Agenor.
Sem revelar o percentual de queda, o secretário destacou que uma das principais fontes da arrecadação é o Imposto Predial e Territorial Urbano. “Em busca dessa maior participação nos já tomamos algumas medidas, lançamos a campanha com alterações, valorizando o pagamento à vista e aumentando o desconto, além de apresentarmos a destinação do recurso”, destaca.
Após readequação houve economia de 3% no primeiro trimestre do ano. Para o secretário, a participação de empresários e comerciantes é fundamental. “Para a administração pública a participação do comercio em licitações, seja por intermédio da lei da micro e pequena empresa, ou por outras formas irá nos auxiliar no fomento da arrecadação. O município tem um volume alto de compra e estamos estudando novas formas de aumentar essa participação”, afirma Agenor.
A campanha do IPTU em Nova Mutum segue até o próximo dia 10 de maio com desconto em parcela única. O parcelamento pode ser realizado em até 5 vezes iguais sem juros, de maio a setembro. A arrecadação estimada é de R$ 4 mi e 700 mil. 10 mil imóveis registrados devem realizar o pagamento.
A destinação do recurso já foi divulgada, um complexo municipal de ensino, com duas alas e 24 salas de aulas com multimídia, biblioteca, auditório, piscina, quadra poliesportiva e refeitório. A projeção de atendimento feita pela secretaria de educação é de 1 mil e 300 crianças e adolescentes atendidos. O local escolhido para a construção do complexo abrangerá os bairros Arara Azul, Beija-Flor, Edelmina Querubim.