Amanhã, durante a assembleia do Sindusmad, será apresentado o documentário “Trabalho com Segurança no Setor de Base Florestal”, desenvolvido pelo Sesi de Sinop, partir das 9h30, no Pavilhão Nereu Pasini. De acordo com a gerente do Sesi Sinop, Mayara Rodrigues, o segmento emprega atualmente mais de 100 mil pessoas no Estado e se torna cada vez mais sólido, por isso a necessidade de inovar.
“Em 2011 criamos um plano de ação com intuito de aproximar o Sesi do setor florestal. Em conversas informais com o Sindusmad e o empresário Gleisson Taligari, vimos a necessidade de estruturar um projeto que desse ao setor subsídios para tratar os assuntos relacionados à segurança e saúde no trabalho”, explicou ela, ao detalhar que a empresa de Tagliari serviu de modelo para o desenvolvimento do projeto.
Mayara ressalta ainda que, certamente, todo esse trabalho não teria acontecido se não fosse o perfil visionário do empresário. “Gleisson sonhou com esse projeto e com os próximos que incluem treinamentos individualizados sobre todos os equipamentos ou máquinas utilizados nas indústrias, desde a extração até a comercialização”.
A gerente destaca que é necessário facilitar o acesso dos empresários e, consequentemente, dos trabalhadores da indústria à informações pertinentes ao assunto. “Por vezes, nos deparamos também com profissionais da área de saúde e segurança no trabalho, empresas, instituições, órgãos e entidades públicas com pouca informação sobre os maquinários utilizados no processo de industrialização da madeira e sobre a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) em nossas indústrias”, disse Mayara.
O documentário é material específico sobre a segurança no trabalho no setor de base florestal, destinado à orientação dos empresários do setor, visando contribuir para o treinamento dos funcionários e até mesmo ser utilizado como fonte de pesquisas e consultas para outros profissionais.
O principal objetivo foi a criação de um material que pudesse auxiliar os empresarios, e profissionais de area de segurança e saúde das empresas industriais do setor de base florestal na acolhida ao seu trabalhador, que levasse o trabalhador a entender o processo de industrialização ao qual ele estará exposto, conhecer a história e essência da empresa que passa a fazer parte, iniciado assim a disseminação dos valores e da cultura da empresa que este estará inserido.
O material será disponibilizado em DVD e cartilha. A segurança no trabalho sempre foi um assunto importante em vários segmentos da indústria. Não poderia ser diferente no setor de base florestal, que vem assumindo um papel cada vez mais relevante no processo de industrialização do Estado. Com as novas políticas do Governo Federal em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), as cobranças dos órgãos de fiscalização, da sociedade e, algumas vezes, dos próprios funcionários em relação à segurança para a realização do trabalho nas indústrias madeireiras vem crescendo.
Hoje a região norte do Mato Grosso, que é atendida pelas unidades operacionais do Sesi de Juína e Sinop, tem em sua jurisdicação 1220 estabelecimentos industriais do setor de base florestal, sendo 80 % dos 1518 correspondentes a todo o Estado de Mato Grosso.
Leia ainda
Sindusmad debate convenção coletiva e prestação de contas no sábado