O número de pedidos de falência fecharam o primeiro trimestre em queda. Segundo dados divulgados pelo Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações nesta segunda-feira (8), foram 424 requerimentos de janeiro a março desde ano, contra 449 em igual período de 2012.
Dos 424 pedidos de falência realizados nos três primeiros meses do ano, 264 foram feitos por micro e pequenas empresas, 103 por médias e 57 por grandes.
Sobre os dados, os economistas da Serasa Experian explicam que a baixa se deve a recuperação gradual da economia e o recuo na inadimplência do consumidor que estão facilitando a melhoria da situação financeira das empresas, contribuindo assim para a queda nos requerimentos de falências na comparação entre os três primeiros meses de 2013 e 2012.
Decretadas
Em relação ao número de falências decretadas, os dados indicam que houve alta, passando de 148 para 154. Novamente, as micro e pequenas empresas foram as que apresentaram maior número. Ao todo, foram 124 falência. Em seguida aparecem as médias empresas, com 25 e as grandes, com 5.
"O aumento verificado é resultante da permanência das dificuldades financeiras em empresas de setores mais sensíveis à crise externa e ao baixo crescimento doméstico", finalizam os economistas.