PUBLICIDADE

Índice de expectativa empresarial em Sinop está acima da média nacional

PUBLICIDADE

O Índice de Expectativa dos Empresários (IEE) de Sinop está acima da média nacional. É o que aponta o primeiro levantamento realizado pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) que consultou 126 empresas do setor de comércio varejista, construção civil e prestação de serviços. Os números são referente a pesquisa feita na primeira quinzena do mês de março e foram divulgados hoje.

Os indicadores variam de zero (pessimista) a 200 pontos (mais otimista possível). O município registrou um índice de 184 pontos nas vendas, 151 nos investimentos e 161 na economia da cidade, sendo que a média nacional chega a 142. A partir do IEE e o Índice de Atividade Econômica (IAE) é medido o Índice de Confiança Empresarial (ICE), que apresentou 137 pontos.

Segundo o coordenador da pesquisa, professor Feliciano Azuaga (foto), o resultado é favorável e demonstra uma expectativa positiva para o primeiro semestre. “O que me surpreendeu foi o otimismo do empresário no médio e curto prazo. Está muito acima do padrão”. Para o economista, o setor que está mais propenso a crescimento é o da prestação de serviço.

O vice-presidente da CDL, Alessandro Schimiti, apontou que os dados anteriormente à pesquisa eram aproximados. “Agora a CDL terá os dados reais de todos os segmentos da cidade. O objetivo é informar a perspectiva de crescimento de cada segmento”, disse, ao Só Notícias. “Por exemplo, o empresário que deseja investir na cidade poderá buscar informações, na CDL, sobre dados concretos de inflação e segmentos favoráveis”, completou.

Os quesitos analisados na pesquisa foram vendas, inadimplência, expectativa empresarial, investimento, novas contratações e economia. A pesquisa é feita com as empresas do banco de dados da CDL e posteriormente é analisada pelo departamento de economia da Unemat. A expectativa é que os boletins mensais possam ser divididos por segmento de atuação, como auto peças, pintura, armarinhos, entre outros.

Segundo Feliciano, Sinop é a primeira cidade a realizar um levantamento com informações exatas e detalhadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE