O Sicredi aprimorou o processo de participação dos associados para aumentar sua representatividade nas decisões. Agrupados em núcleos ligados às unidades de atendimento do Sicredi, os associados amplificam suas vozes para exercerem o direito e o dever de planejar, de acompanhar e de decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias ao longo do ano. Valorizando a participação dos associados nas decisões do negócio, a Cooperativa promove, nesta terça-feira, dia 19 de março, Assembleia de Núcleos em Sinop. O evento será realizado a partir das 19 horas, no Salão da Paróquia São Camilo.
As assembleias são o ponto alto do modelo de gestão democrática e participativa do Sicredi, que consolida as cooperativas de crédito como uma sociedade de pessoas, em que o voto de todos tem o mesmo valor. Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa, de interesse coletivo, ocorrem nas assembleias de núcleo. Juntos, os associados elegem seu representante, que são chamados de coordenadores de núcleo. Cada coordenador tem voto representativo e é responsável por levar as decisões dos associados do seu núcleo para a Assembleia Geral.
Na Assembleia Geral, os coordenadores de núcleo levam as decisões previamente votadas em assembleias de núcleo. Em 2012, as assembleias mobilizaram mais de 2,5 mil associados, conscientes de seu papel no negócio. "Quanto mais o associado estiver ciente de como funciona sua cooperativa e quanto maior for sua participação, melhores serão os resultados para os associados e para a nossa comunidade", destaca o presidente da Sicredi Celeiro do MT, Sadi Jose Beledelli.