O novo levantamento elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de soja nesta safra atinja pouco mais de 24,1 milhões de toneladas, aumento de 10,6% ante a safra 2011/12, quando foram contabilizadas 21,8 milhões de toneladas. Em relação à análise de fevereiro, houve reajuste, com ligeira queda. Na ocasião, a previsão era alcançar de 24,4 milhões de toneladas.
O motivo da redução apontada no boletim é que o produtor mato-grossense já sabe: o excesso de chuvas entre janeiro e fevereiro atrapalhou o processo de colheita além de causar perda na qualidade do grão. Para a safra atual, a companhia destaca área de 7,8 milhões de hectares (12% a mais em relação a safra anterior).
Nacionalmente, a produção está estimada em 82 milhões de toneladas, 23,6% (ou 15,6 milhões de toneladas) superior ao volume produzido na safra passada. O crescimento está atribuído ao aumento da área de plantio e também à recuperação de produtividade nos estados da região Sul e de Mato Grosso do Sul, que na safra anterior foi prejudicada severamente por chuvas irregulares e estiagens prolongadas.
Oferta e demanda
Grande parte da safra no país já foi colhida e os preços no mercado interno tiveram leve queda nos últimos dias. A redução não foi maior devido a insegurança na safra Argentina, “ocasionando, assim, altas nos preços em função da elevada demanda internacional”.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que as exportações da oleaginosa no primeiro bimestre do ano atingiram apenas 959,9 mil toneladas (queda de 65% já que no mesmo período do ano passado foram exportadas 2,1 milhões de toneladas).
Apesar do cenário, espera-se aquecimento nas exportações brasileiras neste ano, enviando ” 36.782,7 mil toneladas, a depender apenas de logística, sobretudo dos portos e dos preços dos fretes, já que ademanda internacional, principalmente para a China, continua bastante aquecida”.
O consumo interno está estimado em 42,40 milhões de toneladas, produzindo aproximadamente 29,73 milhões de toneladas de farelo de soja e 7,53 milhões de litros de óleo. O estoque de passagem da safra 2012/13 está estimado em 3,37 milhões de toneladas.