A revisão tarifária da conta de energia elétrica para os consumidores de Mato Grosso será debatida durante audiência pública, no dia 1º de março, em Cuiabá. O evento é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e faz parte de uma série de audiências sobre o assunto em todo o país. As novas tarifas passarão a valer a partir de 8 de abril.
De acordo com a Aneel, a proposta prevê queda, média, de 2,43%, sendo de 0,56% para a alta tensão (indústrias) e de 4,04% para a baixa tensão (residências) para os clientes das Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat). No entanto, o índice final somente será conhecido no início de abril, quando o assunto será deliberado pela diretoria da agência em reunião pública ordinária.
A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. É aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média.
Além da revisão tarifária, a audiência também discutirá a qualidade do serviço e os limites dos indicadores de continuidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) dos conjuntos da referida concessionária estipulados para o período de 2014 a 2018.