PUBLICIDADE

Sorriso gerou mais de 2 mil empregos

PUBLICIDADE

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirma que 2.005 empregos formais (com carteiras assinadas) foram gerados, entre janeiro a dezembro do ano passado, em Sorriso, por empresas e indústrias de diferentes segmentos. O saldo é obtido a partir da diferença entre 18.266 admissões e 16.261 desligamentos.

Só Notícias apurou que prestação de serviços foi o principal destaque, com saldo de 678 profissionais admitidos a mais. Também tiveram resultados positivos os seguintes segmentos: comércio (+ 659), indústria de transformação (+ 236), agropecuária (+ 217), construção civil (+ 213) e serviço industrial de utilização pública (+ 13).

Por outro lado, os setores do extrativismo mineral e administração pública demitiram mais. No primeiro, o saldo foi de 10 profissionais a mais dispensados das funções que desempenhavam. Já no segundo, o saldo foi de um demitido.

Quando analisado apenas o mês de dezembro, o saldo foi negativo, com 341 trabalhadores demitidos a mais (diferença de 1.234 demissões para 893 admissões). No mês passado, a indústria de transformação foi a que mais demitiu (- 104), seguido por prestação de serviços (-93), construção civil (- 91), comércio (-60), extrativismo mineral (- 3) e serviço industrial de utilidade pública (-1). Apenas a agropecuária teve resultado positivo (+ 11).

Este resultado, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, é consequência de “razões sazonais” como férias escolares, período de chuvas e esgotamento da bolha de consumo no final do ano.

Em Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, foram gerados 36.517 empregos formais durante 2012, com destaques para prestação de serviços (+ 10.133 empregos), construção civil (+ 8.531) e a indústria de transformação (+ 6.559). Somente em dezembro, o cenário foi de demissões, com saldo de 12.963 profissionais dispensados das funções que desempenhavam.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE