O secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Peixoto de Azevedo (cerca de 200 km de Sinop), Valdecir Noronha, garantiu que deverá ampliar os projetos voltados a agricultura do município. “Daremos todo suporte necessário para os agricultores, inclusive pleiteando recursos através do INCRA para fomento, custeio, habitação rural e infraestrutura”, destacou.
Para o secretário, o atual momento no setor do agronegócio no município é bom, no entanto, ainda há algumas necessidades, como regularizações fundiárias e liberação de créditos. “Hoje estamos vivenciando um ótimo momento na pecuária de corte e leiteira com resultados surpreendentes. É notório o avanço substancial das plantações de soja, arroz e milho, pois possuímos terras férteis. Estamos buscando com firmeza e decisão a regularização fundiária e com isso oportunizaremos a abertura de linhas de crédito para propiciar investimentos no campo e retorno positivo aos produtores e o incremento da geração de empregos, renda e dividendos econômicos à cidade”, reforçou, por assessoria.
Valdecir é secretário desde a primeira gestão do prefeito Sinvaldo Brito e a permanência na pasta foi anunciada na última semana. De acordo com ele, atualmente já estão garantidos recursos para compra de equipamentos e veículos para o centro de comercialização; implantação de sistema de irrigação da horta comunitária; a construção de abatedouro de frango no distrito União do Norte por intermédio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e o processo de regularização fundiária do núcleo urbano da comunidade rural que deverá acontecer pelo Programa Terra Legal.