Começa em janeiro o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2015. Assim como ocorreu no exercício anterior, os descontos no respectivo valor do imposto irão variar conforme a data da realização do pagamento no mês do vencimento.
Dessa forma, proprietários de veículos com placa final 1 têm até o dia 10 de janeiro para pagar o IPVA em cota única com desconto de 5%. Quem optar pelo pagamento também em cota única, mas no período de 11 a 20 de janeiro, receberá desconto de 3%.
De 21 a 30 de janeiro, o contribuinte poderá efetuar o recolhimento integral ou parcelado (em até três vezes), mas sem desconto. No caso da opção pelo parcelamento, a primeira cota deve ser quitada até o dia 30 de janeiro. Após o dia 30, o IPVA terá que ser pago integral, com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas).
Para 2015, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) confirmou uma redução de 2,6% em média no valor do IPVA. A queda é determinada com base nos valores venais de cada veículo, apontados pela pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A previsão da Sefaz é arrecadar R$ 445,7 milhões com o IPVA. Desse total, 50% são repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado. Em Mato Grosso, as alíquotas do imposto variam entre 1% e 4%, dependendo do modelo do veículo. A arrecadação do imposto não é exclusiva para obras viárias.
O Estado possui atualmente uma frota de aproximadamente 1,7 milhão de veículos. Os carros novos adquiridos em concessionárias mato-grossenses por cidadãos domiciliados no Estado continuam tendo o benefício da isenção do IPVA no exercício em que o bem foi adquirido, desde que permaneçam registrados em Mato Grosso pelos dois anos seguintes ao da compra.