O comércio sinopense terá bom crescimento no ano que vem. É o que avalia o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Luciano Chitolina. Os percentuais devem variar de acordo com cada segmento – varejista, prestadores de serviços e outro seg “Estamos confiantes para o próximo ano. Os projetos que foram adiados, serão retomados. Há boas perspectivas”, disse ao Só Notícias, acrescetnando que “este ano foi de recessão, em razão da instabilidade gerada pela copa do mundo e eleições.
Chitolina pretende manter as campanhas tradicionais para estimular os clientes a comprarem no comércio local como a do Dia dos Pais, das Mães, Outubro Rosa e Novembro Azul. Sua intenção é retomar também a campanha de Natal, suspensa este ano. “Foi decidido em diretoria que não teríamos esta campanha em 2014. Mas já colocamos dentro do orçamento e ela será executada no ano que vem. Temos intenção de trazer mais cursos para os empresários de uma forma geral, para capacitá-los. Vamos fazer um enquete em janeiro para saber quais treinamentos o comércio quer”.
Questionado sobre os novos rumos políticos no Estado em relação a carga tributária e medidas econômicas e qual seria o papel da entidade no cenário, Chitolina descartou uma “militância” frequente da entidade. “A CDL não tem o poder de mudar nada no governo. Quando os empresários nos procuram porque não estão de acordo com alguma coisa podemos levar reivindicações. Levantamos várias bandeiras no passado recente e conseguimos algumas vitórias, como a reforma do código tributário, por exemplo. Mas questões de governo, não nos envolvemos”, declarou.
Luciano Chitolina foi eleito em chapa consensual no dia 14 de novembro e assume o cargo a partir da próxima semana. Ele substitui Afonso Teschima que esteve a frente da entidade por três mandatos, e agora assume a vice-presidência da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Mato Grosso.