PUBLICIDADE

Duplicação da BR-163 viabilizará aumento de produção em MT, diz ministro

PUBLICIDADE

Cerca de 20% da soja colhida em todo o país na safra 2014/2015 passará, em algum momento, pela BR-163 em Mato Grosso. De acordo com o 3º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deverá colher 95 milhões de toneladas em 2015, sendo 19 milhões escoados por meio da rodovia. Este volume deverá ser ainda maior com a duplicação do trecho concedido.

De acordo com o atual ministro da Agricultura, Neri Geller, com a redução do custo logístico e melhores condições de escoamento, a produção mato-grossense de soja e milho poderá ser incrementada em até 8% ao ano. “Temos condições de crescer de 5% a 8% por safra. Com as obras, o produtor deverá investir neste ganho de produção”, afirma Geller, que deverá deixar o ministério no próximo governo de Dilma Rousseff.

Na próxima safra Mato Grosso produzirá 28 milhões de toneladas de soja e 18 milhões de toneladas de milho. Deste total, segundo estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), 69% passará pela BR-163. Em 2021, ainda de acordo com perspectiva do IMEA, este volume deverá alcançar 39,1 milhões de toneladas e 28,5 milhões de toneladas, respectivamente.

Para comportar este crescimento, Geller afirma que as obras de duplicação da BR-163 são indispensáveis. Ele afirma que tanto no segmento rodoviário quanto no portuário, a participação da iniciativa privada é fundamental para a viabilização dos investimentos necessários. “Sempre defendi as concessões na Casa Civil como alternativa para as questões de infraestrutura logística”, reforça.

O produtor de Primavera do Leste, Milton Rosseto confirma a perspectiva do ministro. Segundo ele, com as obras na BR-163, a logística terá menos impacto e isso tem consequência direta nos investimentos. “Mesmo com o pedágio, o custo para o escoamento será melhor e a diferença deverá ser revertida em tecnologia. Assim, a produção e a renda deverão aumentar”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE