A Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) emitiu a licença prévia para a empresa que irá construir uma usina de álcool a base de milho, em Vera (90 quilômetros de Sinop). O empreendimento será no distrito industrial, próximo a BR-163, e terá capacidade para processar 40 toneladas de milho por dia.
Com o documento, ficam atestadas a localização, concepção e viabilidade ambiental da usina. O terreno tem 11 hectares e foi doado pela prefeitura, que espera que sejam criados mais de 70 empregos diretos no município.
A indústria beneficiará milho para produzir 15 mil litros de álcool farmacêutico por dia e de cosméticos, além de aproveitar os resíduos para fabricar, diariamente, 12 mil quilos de resíduo proteico, utilizado na ração para animais.
As instalações começaram em agosto, com a perfuração do poço e fundações onde será levantada a estrutura da indústria. A usina deve entrar em funcionamento até dezembro de 2015.
A empresa irá produzir 15 mil litros de álcool e 12 mil quilos de resíduo proteico, utilizado na fabricação de ração para animais.
O distrito industrial possui uma área de 78 hectares e a prefeitura aguarda a procura de outros empresários interessados em investir no local.