Termina hoje o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários a segunda parcela do 13º salário. Até o dia 31 deve ocorrer uma maior movimentação no comércio sinopense com essa injeção de recursos. Para garantir que os consumidores façam suas compras com tranquilidade e os comerciantes também tenham segurança, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) solicitou ao comando da Polícia Militar reforço no policiamento durante o horário especial de natal (até às 21h). Ficou definido que, com o apoio da Força Tática, o policiamento será reforçado nas regiões de maior movimentação.
O pagamento do décimo é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens – nesse caso, o 13º deve perfazer a média anual de salários. O prazo para o pagamento da primeira parcela terminou no dia 28 de novembro.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o pagamento do 13° salário deve injetar R$ 158 bilhões na economia. O número de pessoas com direito ao benefício soma 84,7 milhões, dos quais 61,4% são empregados formais (52 milhões de pessoas) e 38,6% (32,7 milhões) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.