Diferente dos meses anteriores que foram instáveis, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 9,7% este mês, em relação a setembro. O número foi apresentado, hoje, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com base no levantamento do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os dados mostram que os empresários sinopenses estão otimistas em relação ao desempenho da economia.
“Espera-se que a definição das eleições e a chegada de fim de ano, férias e datas comemorativas ditem o ritmo das expectativas empresariais. Apesar dos indicadores da economia nacional não refletirem recuperação, é necessário reconhecer que a economia local possui uma dinâmica diferente”.
Entre os fatores que puxaram o resultado positivamente estão a avaliação que o empresário faz da economia neste momento, que subiu 10,3%, e a expectativa futura para os próximos três meses, que teve alta de 9,11%. “Em relação a situação atual, os principais responsáveis pelo aumento foram os investimentos sendo realizados (22,3%), a atividade econômica local (24,4%) e a adimplência (10,5%). Quanto à expectativa para os próximos meses, o resultado pode ser atribuído, principalmente, ao aumento na intenção de contratar (25%), motivado pela chegada do fim do ano”.
O índice de confiança foi pesquisado em Sinop entre os dias 1 e 14 de outubro com 130 empresários. A pesquisa busca mapear a percepção do empresário do comércio sobre o nível de atividade (vendas, inadimplência) e a expectativa dos comerciantes à contratação de novos funcionários, realização de novos investimentos e a situação do segmento empresarial.