O momento não é bom para o comércio de Sorriso e a Associação Comercial e Empresarial (ACES), não espera um aumento nas vendas de outubro, mesmo com o tradicional dia das crianças. “Em relação ao ano passado, não deve aumentar. Já em relação a setembro, estamos acreditando que as vendas vão crescer um pouco, mas está tudo bem parado”, disse, ao Só Notícias.
Segundo Ficagna, o foco dos comerciantes será as vendas de natal e final de ano. Tanto que a tradicional campanha de natal será lançada dentro de poucos dias. A ideia é ir movimentando as vendas antecipadamente.
O presidente não acredita que haverá alta nas vendas em relação ao ano passado, daqui para o final do ano. O ano atípico, com Copa do Mundo e eleição, não foi favorável para o comércio, com muitos feriados seguidos e economia instável. “Ou as vendas vão se manter estáveis ou vão cair ainda mais. Acredito que nossos empresários vão manter a cautela e também não farão grandes investimentos”, analisa. A ACES conta com 750 associados.
A nível nacional, apesar do baixo crescimento da economia, a indústria de brinquedos está confiante nas vendas que vão garantir a alegria da garotada. A expectativa é que o dia das crianças dê um drible no baixo astral e movimente R$ 3,5 bilhões, 16% a mais que o registrado no ano passado. Há cinco anos, cada criança consumia, em média, três brinquedos ao ano, número que atualmente está em sete.
A Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) estima que o valor médio gasto pelos pais na data, será de R$ 100.