PUBLICIDADE

Inadimplência sobe 66,7% em Mato Grosso este ano

PUBLICIDADE

A quantidade de novos devedores em julho deste ano subiu 66,7% sobre igual mês de 2013 em Mato Grosso. Dados extraídos do Sistema de Apoio à Concessão de Crédito (Crediconsult), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), confirmam o surgimento de 1,336 mil novos devedores no mês passado em todo o Estado, ante 801 no mesmo intervalo de 2013. Já em relação a junho, o índice de inadimplência verificado em julho diminuiu e fechou com 620 registros de pagamentos.

Em 2014, fatores como a elevação dos juros e a redução nos níveis de emprego contribuíram para a elevação da inadimplência em relação ao último ano, avalia o diretor da Facmat, Manuel Gomes. Outra variável que merece ser considerada é a expansão das adesões ao Sistema Crediconsult no Estado, diz ele.

“Os empresários perceberam que essa ferramenta facilita o resgate do crédito e do capital de giro das empresas”. Após receber a notificação do débito, o devedor tem um prazo para regularizar a pendência. Caso não seja efetuado o pagamento no prazo, os dados do consumidor são incluídos no banco de inadimplentes. “Com isso, quando o consumidor faz novas tentativas de compras e vê que está no registro de inadimplentes, busca fazer a exclusão o mais rápido possível para resgatar o crédito”.

Estatísticas – Em julho deste ano, 20,652 mil pessoas foram incluídas como inadimplentes no Sistema Crediconsult em Mato Grosso. No mesmo período do ano passado foram 16,019 mil. O aumento anual é de 28,9%. Já em relação a junho, quando foram incluídos 16,017 mil devedores, o crescimento também é de 28%. Já o total de exclusões do banco de dados Crediconsult somou 19,316 mil em julho, aumento de 26,9% sobre os 15,218 mil pagamentos verificados em julho de 2013. O comparativo com os pagamentos realizados em junho deste ano, quando somaram 16,637 mil, também revela a melhora na tentativa de retomar o crédito no último mês, com incremento mensal de 16,1%.

Saldo – Em julho deste ano, a diferença entre as inclusões e baixas no Sistema Crediconsult indicou o surgimento de 1,336 mil novos devedores, já que do total de 20,652 mil inclusões no mês foram subtraídos 19,316 mil registros. Já em julho de 2013, foram incluídos 16,019 mil consumidores e excluídos 15,218 mil, num saldo de 801 novos devedores. Em junho de 2014, houve 16,017 mil inclusões e 16,637 mil exclusões, confirmando um saldo positivo de 620 pagamentos.

Nacional – Já em agosto, o percentual de famílias brasileiras endividadas chegou a 63,6%, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A parcela de famílias com dívidas, como cartão de crédito, crédito pessoal, carnês e financiamentos, é superior às registradas em julho (63%) e em agosto de 2013 (63,1%). Desde fevereiro deste ano o indicador anual não registrava alta.

Em relação ao tamanho das dívidas, 11,8% das famílias se dizem “muito endividadas”, 24,8% “mais ou menos endividados” e 27% “pouco endividados”.

Entre aquelas com renda até 10 salários mínimos, os endividados são 64,8%. Entre as famílias com renda superior a 10 salários, a parcela é 57,6%. Segundo a economista da CNC, Marianne Hanson, apesar da moderação no consumo, o crescimento de algumas modalidades de crédito e, em especial o financiamento imobiliário, manteve o nível de endividamento num patamar mais elevado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE