Representantes da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) da Comissão de Seleção dos Estudos para Concessão de Ferrovias e empresas, discutiram avanços em relação a ferrovia Sinop-Pará e demais programas pelo governo. O órgão informou que foram tiradas dúvidas, este mês, sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), pelo qual pode solicitar à iniciativa privada, estudos, levantamentos ou investigações a serem utilizadas nos projetos de infraestrutura. Não há prazo para que aconteça.
O Ministério dos Transportes ainda analisa 16 propostas de grupos interessados em elaborar os estudos de viabilidade da ferrovia ligando Sinop a Miritituba (PA), numa extensão de aproximadamente 950 quilômetros. A Universidade Federal de Santa Catarina ainda deve apresentar traçado de extensão da ferrovia de Sinop a Cuiabá. A data ainda não foi definida, no entanto, o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo (ex-secretário estadual de Logística), adiantou que será defendida a linha na margem esquerda da rodovia, sentido ao Pará, devido ao potencial mineral.
O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá está orçado em R$ 1,360 bilhões em 220 km. No ano passado, foi inaugurado o Terminal Ferroviário de Rondonópolis e cerca 360 km de trilhos, passando também pelos terminais de Alto Araguaia, Alto Taquari e Itiquira.