PUBLICIDADE

Juíza nega liminar e mantém pagamento do IPTU em Sorriso

PUBLICIDADE

A juíza da Sexta Vara da Comarca, Ana Graziela Vaz de Campos Corrêa, indeferiu o mandado de segurança coletivo impetrado por Alceu Tonini, que pedia a suspensão do pagamento do Imposto Territorial e Urbano. O pedido se deu depois que a lei 2.284/2013, que regulamenta o aumento das taxas, foi aprovada pela câmara municipal De acordo com a magistrada, "foi observado pelo município o princípio da anterioridade, pois o tributo somente foi majorado no exercício seguinte a publicação da lei que o aumento, bem como, somente houve a cobrança do imposto após o prazo de noventa dias da publicação da mencionada lei. De uma análise preliminar não verifico ofensa ao principio da legalidade, capacidade, isonomia e da vedação dos efeitos confiscatórios". 

Em outro trecho da decisão, a juíza aponta que "no caso da alíquota progressiva ou seletiva do IPTU, os princípios da capacidade contributiva e da isonomia são respeitados, já que com a autorização para a instituição de alíquotas diferenciadas possibilita-se a justiça social, tributando de forma mais amena o proprietário de imóvel de menor valor em condição econômica menos favorecida", complementou.

O pedido argumentava que dois imóveis do requerente tiveram aumento de 205,26 e 172,05%, respectivamente, em comparação com as taxas aplicadas no ano passado. O advogado argumenta que "a lei 2.284/13, que dita sobre a cobrança mencionada, é eivada de vícios, sendo a sessão de votação sujeita a anulação".  No entanto, a magistrada aponta que no pedido não estão presentes os requisitos legais e, portando, indefere o pedido, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE