O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou a liberação de recursos no valor de R$ 1,3 milhão para a compra de três patrulhas mecanizadas que irão atender assentamentos rurais do município. A autorização para a licitação passa agora pelos trâmites legais para publicação. Ainda não está definida quando os equipamentos serão adquiridos ou chegam ao município. Esta prazo depende da tramitação da licitação.
As patrulhas mecanizadas são compostas por maquinários que garantem melhor e maior rapidez na construção de infraestrutura das propriedades rurais. Elas geralmente são compostas por máquinas que auxiliam na aragem da terra, terraplanagem do solo, entre outros.
De acordo com a justificativa do projeto, estas patrulhas mecanizadas irão atender aos pequenos produtores rurais, incluindo os chacareiros tradicionais e os moradores dos quatro assentamentos rurais do município que são o Projeto Casulo Chão do Amanhã, com 25 famílias; assentamento Jonas Pinheiro, com 216 famílias; assentamento Santa Rosa II, com 177 famílias, e assentamento de Crédito Fundiário, denominado Cinturão Verde, com nove famílias. Os produtores poderão fazer o agendamento do serviço da patrulha mecanizada, junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A prefeitura aponta que o município possui aproximadamente 615 pequenos produtores rurais que necessitam de apoio com equipamentos e máquinas agrícolas, uma vez que não é viável tecnicamente maquinário individual para essas pequenas áreas. A medida visa que esses produtores tenham acesso à tecnologia de produção para abastecer o mercado local, “visto que 80% dos hortifrutigranjeiros, consumidos no município são oriundos de outras regiões”, aponta o projeto.