O Procon Estadual alerta os consumidores sobre cuidados que devem ser tomados na hora de comprar o presente de 'Dia das Mães' que, neste ano, será comemorado no dia 11 de maio. A primeira dica é fazer uma pesquisa de preços e escolher com calma, verificando atentamente a qualidade do produto e evitando compras por impulso. Se puder, defina antes de sair de casa o que deseja comprar e sempre pesquise os preços.
A superintende do Procon-MT, Gisela Viana, disse, por meio da assessoria, que o consumidor precisa ficar atento ao adquirir roupas e sapatos pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem defeito. “Os estabelecimentos não são obrigados a trocar tamanhos, cores ou modelos. Caso precise do benefício, o consumidor deve acertar com o fornecedor e pedir a garantia da troca por escrito, na própria nota fiscal”.
Para quem optar pelo 'vale presente' deve definir com o lojista -e pedir que ele acrescente na nota fiscal- de que forma será restituída eventual diferença de valores.
Ao comprar eletroeletrônicos, o consumidor deve solicitar teste no aparelho escolhido e a demonstração de funcionamento. O produto deve vir acompanhado de manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica. No caso de Mato Grosso, uma dica importante é verificar a existência de assistência técnica, pois algumas marcas não ofertam o serviço. “Se o produto apresentar problemas na qualidade, o prazo para conserto pelo fornecedor é de 30 dias”, alerta a superintendente do Procon.
Qualquer que seja a escolha, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal de compra. Ela é a garantia de troca se o produto apresentar algum problema na utilização. O prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, roupas, sapatos, por exemplo) e de 90 dias para produtos duráveis (celulares, geladeiras, entre outros).