PUBLICIDADE

Exportação de produtos florestais de MT cai no primeiro trimestre do ano

PUBLICIDADE

As exportações dos produtos madeireiros, com origem em Mato Grosso, recuaram no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A manutenção do câmbio favorável às exportações a partir do segundo semestre do ano passado não foi suficiente para elevar a receita comercial relativa aos embarques de produtos florestais, este ano.

De acordo com informações da assessoria, de janeiro a março, foram embarcadas 20,048 mil toneladas de produtos madeireiros, um recuo de 28% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o volume exportado atingiu 27,851 mil toneladas. Por consequência, a receita comercial também apresentou variação negativa de 6,13% e somou US$ 20,905 milhões no primeiro trimestre de 2014, ante US$ 22,270 milhões em 2013.

Entre os fatores que contribuíram para a baixa nas exportações cabe citar algumas barreiras criadas com a implantação da Instrução Normativa (IN) 21, do Ibama. De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Sílvia Fernandes, isso tornou mais complexa a comercialização dos produtos.

“Como alguns produtos beneficiados e não descritos na IN 21 são de costumeira produção do setor florestal, acaba ocorrendo a retenção de contêineres nos portos prejudicando as exportações com o Mercosul e outros mercados”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE