A secretaria municipal de Finanças está entregando os 17.500 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano. Hoje inicia nos bairros Bandeirantes e Parque das Emas, finalizando na semana que vem nos bairros da região central, Pioneiro e Menino Deus. A secretária Maria Rossato explicou explicou que o cálculo do imposto tem por base uma avaliação do imóvel realizada no ano passado. “Ao valor de mercado é aplicada uma redução de 40%. Assim, o IPTU é calculado sobre o valor venal da propriedade, não sobre o valor de venda, uma vez que o mercado imobiliário oscila muito”, detalha. A prefeitura espera arrecadar R$ 12 milhões.
Os pagamentos podem ser à vista até o dia 9 de maio, com desconto que pode chegar a 35%. São 25% para pagamentos até 6 de junho e, 20%, até 4 de julho. É possível parcelar em até oito vezes.
A novidade desta campanha é que os contribuintes com lotes gramados ou que vierem a plantar grama ainda este mês terão mais 20% no pagamento à vista e em conta única. “Os fiscais já passaram em todas as residências, verificando o plantio da grama, porém se alguém tiver grama plantada em seu quintal e o carnê, vier sem o desconto terá que vir até a prefeitura para solicitar o desconto. O desconto é uma forma de incentivar os moradores a manterem os quintais limpos, principalmente, os terrenos baldios, evitando que o local se torne depósito de lixo, esconderijo de marginais ou criadouro do mosquito da dengue,” concluiu.
Os proprietários de chácaras no perímetro urbano e que são produtivas também serão beneficiados com desconto de 30% no pagamento à vista, desde que a propriedade seja utilizada como moradia ou localizada em área de proteção ambiental.