Mato Grosso emplacou 9.935 novos veículos em janeiro, segundo o balanço da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos em Mato Grosso (Fenabrave-MT). Se comparado ao mesmo período do ano passado, o setor apresenta um crescimento de 3,5%, resultado positivo que segue a média nacional.
De acordo com informações da assessoria, o balanço mensal também apontou uma queda de 17,6% em relação a dezembro, quando 12.065 unidades foram comercializadas. O presidente da Fenabrave-MT, Manoel Guedes, explica que apesar de janeiro ser considerado um mês “fraco” de vendas, a queda foi inesperada.
“Em janeiro algumas concessionárias contaram com um estoque de veículos que ainda estava com o IPI reduzido, porém, não foi o suficiente para manter as vendas como em dezembro. Sem a redução do imposto, a diferença de preços pode assustar o consumidor”.
Entre os segmentos que apresentaram maior número de vendas estão as motos, com 4.017 unidades emplacadas e os automóveis, que registraram 3.934 vendas. Já os comerciais leves (caminhonetes) tiveram 1.673 comercializações em janeiro.
Sobre o destaque do segmento de motos, Guedes voltou a afirmar que as condições de crédito são determinantes para os concessionários. “Na maior parte das vezes, as motos apresentam maior número de vendas, até pelo seu baixo custo. Este é um mercado que sempre reage quando aumenta a facilidade de crédito”.
Cuiabá ainda segue como a cidade com maior número de veículos comercializados, totalizando 2.871 unidades emplacadas, seguida de Várzea Grande que registrou 948 vendas e Rondonópolis, com 707 emplacamentos.
Em todo o país, 463.233 unidades foram comercializadas. O balanço também apresenta leve crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 456.068 veículos foram emplacados.