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Copa do Mundo impulsionará comércio exterior de Mato Grosso

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Com a proximidade de realização da Copa do Mundo, em Cuiabá, aumenta a expectativa do setor produtivo quanto à realização de novos negócios entre Mato Grosso e os países que jogarão na cidade. A perspectiva é que o evento impulsione novas transações e incremente a economia regional, a exemplo do que ocorreu durante a Copa das Confederações, em 2013, quando foi movimentado US$ 1,8 bilhão apenas nos dias de jogos.

O dado é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), que, na época, convidou 1.406 empresários de 70 países para divulgar e firmar negócios durante o evento. Um trabalho semelhante está sendo feito em Mato Grosso, é coordenado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) e conta com várias instituições parceiras. Entre elas estão a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras.

“A proposta é mostrar as potencialidades econômicas e turísticas de Mato Grosso e consolidar o fechamento de novos negócios, ampliando o comércio exterior do Estado. Hoje somos conhecidos pela exportação de commodities, mas temos grande potencial turístico, por exemplo, que poderão ser mostrados durante a rodada de negócios”, destaca o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

O Projeto Novos Negócios prevê a utilização de um espaço na Arena Pantanal, durante os jogos, onde estarão empresários mato-grossenses, brasileiros e dos países Japão, Austrália, Coréia do Sul, Colômbia, Chile, Rússia, Bósnia e Nigéria. O assunto inclusive foi discutido em novembro do ano passado, no 1º Encontro Novos Negócios, realizado em Cuiabá. E a Secopa tem se reunido rotineiramente com as instituições para tratar do assunto em alinhamento com as estratégias de negociação definidas pela Apex.

O gerente do projeto Novos Negócios, ligado à Secopa, Múcio Ribas, lembra que Mato Grosso já possui prática de comércio exterior com esses países, e a Copa do Mundo será fundamental para estreitar e fortalecer essa relação comercial. Entre os exemplos ele cita o Japão e a Coréia do Sul, que estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente, na lista dos principais países destinos de produtos mato-grossenses, ficando atrás apenas da China e da Holanda. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Mato Grosso exportou US$ 742,32 milhões para o Japão em 2013 e US$ 714,87 milhões para a Coréia do Sul no mesmo período.

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