O empresário e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, se reuniu com o governador Silval Barbosa (PMDB) para pedir apoio na instalação de uma indústria de etanol a partir do milho produzido na cidade. Com US$ 100 milhões em investimentos previstos, na primeira etapa é projetado o esmagamento de 500 milhões de toneladas do grão/ano com a produção de 200 milhões de litros de etanol/ano e saldo em DDGs. Posteriormente a expectativa é pelo esgamento de até 1milhão de toneladas/ano. A planta deve ser localizada no parque industrial do Fiagril, com mais de um mil empregos diretos e indiretos.
Marino destacou que com a indústria, o Estado deve ser tornar referência no setor abrindo caminho para investimentos em novas plantas, aproveitando principalmente o excesso de milho nas safras. “O governador se comprometeu em se empenhar no que estiver ao alcance político dele. Buscamos incentivos por meio do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial), licenças ambientais e também articulações junto aos agentes financeiros”, afirmou em entrevista ao Só Notícias.
Franz apontou que o etanol produzido deve ser comercializado para todo o país, contudo, a previsão para o início dos trabalhos ou das obras ainda devem ser definidos no decorrer de outras discussões com potenciais investidores.
Participaram ainda da reunião com o governador, na sexta-feira (17), os secretários estaduais do Meio Ambiente, José Lacerda, e de Planejamento, Arnaldo Alves.
(foto: assessoria)