Os voos devem começar ainda no primeiro semestre do ano que vem. A previsão foi feita pelo vice-prefeito Xuxu Dalmolin (PDT), ao apresentar o andamento das obras, esta manhã, e reforçar o interesse de uma empresa paulista em dar início às atividades. “Então, nosso planejamento é que nos primeiros 60, 90 dias (após definição do funcionamento) vamos operar com aviões ATR que cabem até 72 passageiros e ir treinando as equipes, fazendo ajustes, para depois ir para os Embraer. E na nossa pista ( de 1,7 mil metros) vamos ter condições de receber outros tipos de aviões também”, explicou.
Xuxu afirmou que o aeroporto está praticamente todo concretizado. “Temos as obras da estrutura de contra incêndios já em andamento. Vamos inicialmente através de um contêiner, dar inicio às operações e condições mínimas para os bombeiros. Já firmados um convênio com o Estado, temos já o caminhão. Agora a grande notícia, o grande presente para população neste final de ano, é que para toda estrutura dos instrumentos que nós havíamos implantado aqui com apoio de uma comissão de empresários, sindicato rural, no último dia 16, a equipe da aeronáutica que fez a vistoria, através do Sindacta, emitiu parecer favorável”.
Com isso, ele reforçou que “estamos bem avançados na questão da liberação voo. Então, com isso, com equipamentos e a estrutura mínima dos bombeiros finalizada, vamos dar condições até início de fevereiro para a empresa ter liberação para Anac”. Acrescentou ainda: “nada impede que outras empresas olhando a posição estratégica do aeroporto, em frente BR-163, centro da região que vai desenvolve o agronegócio do país, tendo ao Sul municípios importantes como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, ao Norte Sinop, a Leste Nova Ubiratã, Oeste Ipiranga e Itanhangá, são muitos municípios que vão poder usufruir dessa estrutura”.
Dalmolin ainda destacou a previsão de obras complementares programadas, como estrutura para área de mecânica de aviação, hangares para avião executiva, entre outras. “Temos um convênio com governo do Estado na ordem de R$ 8 milhões, já iniciamos essa parceria através da implantação dos bombeiros. Então, com esse dinheiro estamos prevendo um novo estacionamento, moderno, que vai dar segurança. Vamos implantar um sistema de táxi way, todos os acessos aos hangares, abastecimentos, Ciopaer, pátios novos para área de segurança. Tudo vai ser asfaltado. [….] Óbvio que faltam algumas outras obras complementares, mas dentro de um planejamento, onde nenhuma vai atrapalhar a outra”.
O prefeito Dilceu Rossato (PR) e o governador Pedro Taques (PDT) devem definir, nos próximos dias, quando o aeroporto regional Adolino Bedin será inaugurado.