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Estudo destaca influência de Mato Grosso no corredor ferroviário para o litoral

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A Pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT) sobre as ferrovias do país, destaca a participação de Mato Grosso e a influência no Corretor Santos (bitola larga) formado pelas linhas da das administradoras ALLMN, ALLMP e MRS. O trecho correspondente à ALLMN tem 735,3 km de extensão, interligando Rondonópolis a Aparecida do Taboado (MS). O trecho da ALLMP estende-se por 1.096,7 km, interligando Aparecida do Taboado a Jundiaí (SP). No Estado de São Paulo, passa por Campinas, havendo, ainda, bifurcações de Araraquara a Colômbia e de Itirapina a Bauru. A partir de Jundiaí e passando por São Paulo (SP), o trecho da MRS, com 189,0 km, conecta-se ao Porto de Santos (SP).

Em sua conformação atual, a ferrovia possui 735 km e passa nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 2014, a contava com 186 locomotivas e 5.357 vagões em operação. De acordo com o estudo, a relevância de todo o corridor decorre do seu papel no escoamento da produção de grãos da Região Centro-Oeste do Paí, Entre 2011 e ano passado, as principais mercadorias embarcadas nas estações foram milho e soja (Alto Araguaia e Rondonópolis em MT), açúcar (Pradópolis, Jaú e Fernandópolis) e farelo de soja (Alto Araguaia). As principais mercadorias desembarcadas foram milho, soja e açúcar (Porto de Santos) e minério de ferro (Cubatão – Usiminas, SP).

De acordo com a CNT, os trechos Aparecida do Taboado – Campinas e Rondonópolis – Aparecida do Taboado tiveram os maiores volumes de carga embarcada no corredor. Esse indicador aumentou, no período, sobretudo nos trechos Perequê – Santos (25,9%), Rondonópolis – Aparecida do Taboado (25,7%) e Aparecida do Taboado – Campinas (14,7%).

As principais rodovias de acesso ao corredor são a BR-116 e BR-101 (ligam São Paulo ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais, ao norte, e a Curitiba, PR, ao sul), BR-267 e SP-300 (ligam Bauru a Minas Gerais e ao Mato Grosso do Sul), BR-153 (liga Colômbia a Goiás) e BR-163 (liga Rondonópolis ao Mato Grosso do Sul e ao norte de Mato Grosso).

O trecho Alto Araguaia – Aparecida do Taboado, presente na edição de 2011 desta Pesquisa, estendeu-se em 2012 a Itiquira e, em 2013, a Rondonópolis – onde foi inaugurado, também neste ano, o Complexo Intermodal Rondonópolis, com terminais da ALL e de outras empresas.

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