O programa “Negócio a Negócio” do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que presta atendimento e orientação empresarial, está oferecendo diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas em municípios da região. Neste ano 320 empresas (micro empreendedor individual e micro empresas com até cinco funcionários) de Sinop, Sorriso e Cláudia estão sendo atendidas. Já em 2016, os atendimentos contemplarão também as empresas de Ipiranga do Norte e Itaúba.
De acordo com o gerente do Sebrae em Sinop, Volmir José Contreira, o programa proporciona contatos presenciais diretos junto aos Microempreendedores Individuais (MEI) e às Microempresas (ME), facilitando a conexão entre os interessados.
Com essa iniciativa é possível estabelecer vínculo de atendimento continuado, apoiando o crescimento da empresa e desenvolvimento empresarial do proprietário. “O atendimento é feito de forma individual e personalizada, no endereço da empresa, onde ela recebe três visitas de acompanhamento, uma para orientação, a segunda de consultoria com devolutiva do que foi identificado na primeira visita e entrega do Caderno de Ferramentas – um instrumento para auxiliar o empresário na melhoria da gestão da empresa – e a última de acompanhamento das ações de melhorias sugeridas bem como para sanar eventuais dúvidas. Durante estes atendimentos, eventuais necessidades das empresas, são identificadas e encaminhadas de forma a buscar uma solução dentro do mais breve possível”.
A ação integra o programa de Recomposição das Atividades, por meio de parceria com a Companhia Energética Sinop (CES). O objetivo principal da ação é promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável da região de influência direta da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, auxiliando micro e pequenas empresas nas principais dificuldades encontradas no dia a dia da gestão do negócio.