As vendas de veículos em Mato Grosso caíram 27,4% na comparação entre setembro deste ano com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). É um resultado bem mais negativo se comparado com os meses de agosto deste ano com o de 2014, quando a queda foi de 19,8%.
Em setembro deste ano foram emplacados 7.754 carros leves e comerciais, caminhões, implementos e ônibus ao todo. Em agosto, foram emplacados 7.717 veículos. Com isso, na comparação entre os meses de agosto e setembro deste ano, registra-se um crescimento de menos de 1%, pois em setembro vendeu uma quantidade maior de motos e implementos rodoviários.
Quando se relaciona os números de emplacamentos de caminhões, o crescimento neste período foi de 2,8% com 178 emplacamentos, cinco a mais que no mês de agosto. O comércio de implementos rodoviários cresceu 17% entre agosto e setembro, o que não significa um número para grandes comemorações, já que no acumulado do ano amarga-se uma queda de 62,1%. Em números, significam 1.961 vendas a menos.
Com relação a motos, o crescimento foi de 2,9% com o emplacamento de 3.672 ante 3568 vendas realizadas em agosto.
A maior participação do mercado é de automóveis e comerciais leves. Neste segmento, houve queda de 2,8% entre agosto e setembro. E no acumulado do ano, houve em relação a agosto passado, vendas de 35.924 unidades, ante 45.627 veículos.
Para o presidente da Fenabrave em Mato Grosso, Manoel Guedes, “o cenário de desconfiança na economia é um dos fatores que afetam as vendas, o que deixa o consumidor inseguro para investir em um veículo novo”. Entretanto, ele destaca que este é um momento ímpar para quem deseja fazer negócios diferenciados, já que os preços, condições e taxas estão bem atraentes.