Uma série de audiências públicas para a discussão do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016 estão sendo realizadas, esta semana. A primeira ocorreu, ontem, no auditório de uma faculdade particular, no centro. Ao todo, serão três audiências em locais distintos. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível a fim de que contribuam diretamente para a concretização do plano orçamentário. “Foi uma ideia de não só chamar o público para ir até a câmara ou outro local. Queríamos ir até o público, então nada melhor do que ir até os universitários e para sociedade como um todo”, explicou a secretária municipal de Fazenda, Daniela Pelizon.
Ela explicou que já existe uma prévia de receita e gastos para o ano que vem. “As secretarias apresentaram aquilo que seria o orçamento para 2016. Recebemos, fizemos o ajuste junto com o prefeito e com o secretário de cada pasta e chegamos a nossa previsão de receita adequada a nossa despesa do ano que vem. Não está fechado, mas a previsão de arrecadação para o ano que vem está em R$ 235 milhões e de gasto estamos adequando”, disse a secretária.
Por enquanto, a previsão de gasto deu acima do valor da receita. Contudo, durante a LDO, o objetivo é adequar o orçamento dentro do que o que o município tem em caixa e apresentar à casa de leis. “Pretendemos no último dia, na câmara, levar uma proposta redonda”.
A segunda audiência para a discussão do orçamento será realizada, hoje, no auditório de outra faculdade particular, localizada na avenida Noemia Tonello Dalmolin, no bairro Parque Universitário, às 19h30. Amanhã, a última da série, será às 19h, no plenário da câmara dos vereadores. Toda a população está convidada a participar.